
Pleno do STJD do Futebol defere reabilitação do atleta Diego Porfírio
22 de janeiro às 15:00
O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol deferiu nesta quinta-feira, 22 de janeiro, o pedido de reabilitação do atleta Diego Porfírio. Punido com eliminação por manipulação de resultados, o jogador teve o pedido julgado pelos auditores da instância máxima do futebol brasileiro após cumprir dois anos de suspensão e atestar o cumprimento das medidas previstas no CBJD.
A participação de Diego em esquemas de manipulação de jogos foi revelada pela Operação Penalidade Máxima, que teve início no Ministério Público de Goiás, em 2023. Uma vez comprovado o envolvimento do jogador, ele foi denunciado e punido no STJD do Futebol com eliminação e multa.
Após dois anos do cumprimento da pena, o atleta entrou com pedido de reabilitação, critério previsto no artigo 99 do CBJD por meio da confirmação de medidas citadas na lei.
“A Procuradoria não se opõe ao pedido tendo em vista que todas diligências requeridas foram devidamente cumpridas”, disse o Subprocurador-geral Gabriel Andrade em sessão do Pleno ao se posicionar favorável ao pedido.
Fernando Lamar Pereira Simão, advogado de Diego Porfírio, juntou provas documentais que atestam o cumprimento das normas previstas no CBJD em casos de eliminação do futebol, como o do atleta. Além das provas, também foi anexada uma Carta de Intenção de Contratação do jogador emitida pelo Pouso Alegre Futebol Clube S.A.F., assinada pelo presidente Alexandre Cesar Alves de Godoy. A defesa ainda destacou a conduta de Diego.
“Desde o julgamento, o atleta não mais participou de competições oficiais, mantendo-se totalmente afastado das atividades profissionais de futebol e dedicando-se a sua reintegração social e profissional em outras funções lícitas.
No período subsequente à eliminação, o atleta tem mantido conduta exemplar, conforme demonstram as declarações e documentos ora anexados, emitidos por pessoas e entidades de notória idoneidade no meio desportivo, comprovando seu arrependimento, disciplina e esforço de reabilitação pessoal.”, salientou o advogado.
A relatora Mariana Barreiras acolheu o pedido de reabilitação do atleta Diego Porfírio e teve o voto acompanhado pelos auditores Maxwell Vieira, Luiz Felipe Bulus, Rodrigo Aiache, Antonieta da Silva e pelo presidente Luís Otávio Veríssimo Teixeira.
Processo de reabilitação de Matheus Phillipe é adiado:
O atleta Matheus Phillipe também entrou com pedido de reabilitação após ser punido por participar de esquemas manipuladores de partidas. Em pauta no Pleno desta quinta, 22, o processo foi adiado após o relator Maxwell Vieira solicitar a junção de comprovantes descritos no rol para análise da reabilitação. O caso retornará na pauta da próxima sessão de julgamento do Pleno.
