Logo
BgTop
WhatsApp Image 2025-08-22 at 17.36.02 (1).jpeg

STJD integrou painéis no "Seminário Racismo no Futebol – O Combate à Discriminação nos Estádios"

22 de agosto às 18:00

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol participou nesta sexta, 22 de agosto, do "Seminário Racismo no Futebol – O Combate à Discriminação nos Estádios", realizado no Tribunal de Justiça da Bahia (TJD/BA). O STJD esteve presente em dois painéis do evento e apresentou os desafios no combate aos diversos tipos de discriminação, além de apresentar os casos recentes julgados.

Integrando o Painel II – "A Justiça Desportiva no Combate à Discriminação", o Presidente Luís Otávio Veríssimo destacou os três grandes desafios da Justiça Desportiva no enfrentamento ao racismo: o tratamento jurídico rápido e efetivo dos casos, a superação do desafio cultural que ainda relativiza direitos no futebol e a adoção de protocolos formais que endureçam as punições.

Já Juliana Camões, auditora da Quarta Comissão Disciplinar do STJD, ressaltou a importância do debate coletivo, a necessidade de legislação e protocolos mais específicos e a relevância da representação de mulheres e pessoas negras nos tribunais. Também lembrou episódios recentes, como a dor do atleta Luighi no Sub-20, evidenciando o impacto profundo do racismo no esporte.

No mesmo painel, o Subprocurador-Geral Ronald Barbosa defendeu que a Justiça Desportiva deve assumir uma postura ativa e antirracista, recordou marcos históricos do futebol contra o preconceito e enfatizou a importância de ampliar os espaços de poder e representatividade dentro das instituições.

No Painel IV - "Vítimas de discriminação, combate à homofobia e Justiça Desportiva", a Auditora Mariana Barreiras destacou a atuação em casos recentes de racismo e homofobia, ressaltando que, mesmo com limites nas sanções financeiras, cada decisão tem papel de educar e transformar a cultura esportiva. Lembrou episódios de grande repercussão, como o choro do atleta Weverton, e finalizou defendendo que a dignidade humana deve estar acima de qualquer valor patrimonial, apontando para uma sociedade em que a humanidade é construída coletivamente.

A participação do STJD reafirma seu compromisso no combate à discriminação e na construção de um futebol mais justo e inclusivo.


Filtrar Notícias



LogoBlack

Superior Tribunal de Justiça Deportiva de Futebol © Todos os direitos reservados