Logo
BgTop
Gerais

SAO x PAL: Árbitros suspensos, clubes multados e dirigentes advertidos

19 de novembro às 15:35

A Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o árbitro Ramon Abatti Abel e o árbitro de vídeo (VAR) Ilbert Estevam da Silva com total de 40 dias de suspensão pelos erros cometidos no clássico entre São Paulo e Palmeiras, disputado no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro. No mesmo processo, São Paulo e Palmeiras foram multados em R$ 3 mil por atraso e os dirigentes do Tricolor Rui Costa e Carlos Belmonte foram advertidos por reclamações desrespeitosas contra a arbitragem. A decisão é de primeira instância e cabe recurso ao Pleno.

Os árbitros foram denunciados pela Procuradoria por deixarem de observar as regras da modalidade, infração descrita no artigo 259 do CBJD, na partida válida pela 27ª rodada da Série A.

Na decisão, a Comissão Disciplinar destacou que os erros da equipe de arbitragem ao não marcar um pênalti a favor do time mandante e ao não expulsar os atletas Andreas Pereira e Gustavo Gomez interferiram na partida que terminou com o placar de 3 a 2 para o Palmeiras.

Além dos árbitros, São Paulo e Palmeiras foram denunciados no artigo 206 do CBJD por atrasarem na entrada em campo. O atraso das equipes gerou um atraso de um minuto no início do jogo e de dois minutos no reinício.

Já os dirigentes do Tricolor Paulista, Rui Costa e Carlos Belmonte foram denunciados no artigo 258 do CBJD por reclamações desrespeitosas proferidas para a arbitragem no fim do jogo.

Relator do processo, o auditor Luiz Gabriel Batista Neves destacou a gravidade dos erros da arbitragem:

“Nós temos que respeitar as decisões de campo. Não cabe à Justiça Desportiva revisar as decisões da arbitragem. Mas os erros não são de interpretação. São erros escandalosos. O pênalti não marcado é que não permite interpretação alguma. Escancaradamente era um lance de pênalti e o VAR deveria intervir. Também assim com a entrada do Andreas e a cotovelada do Gómez. Não interferir na decisão de campo não se confunde com não poder punir os árbitros. São erros gravíssimos. Não dá para compreender por que o VAR não interveio nos lances”, disse o relator, que votou para aplicar 40 dias de suspensão a cada árbitro, sendo 20 dias pelo pênalti não marcado e 10 dias pelo erro em cada expulsão.

O relator votou ainda para multar em R$ 3 mil cada clube por atraso e para punir com 15 dias de suspensão, convertendo em advertência, a pena dos dirigentes do São Paulo.

O voto do relator foi acompanhado pelos auditores Felipe Tadeu, Ana Ralil e pelo presidente Ticiano Figueiredo.

Vitor Roque é retirado de pauta:

No mesmo processo o atleta Vitor Roque foi denunciado por postagem com cunho homofóbico feito após a partida. O Palmeiras ingressou com pedido de Transação Disciplinar e o processo foi retirado de pauta para apreciação da Procuradoria e homologação da Transação.


Filtrar Notícias



LogoBlack

Superior Tribunal de Justiça Deportiva de Futebol © Todos os direitos reservados