Logo
BgTop
Outubro Rosa STJD 2025

STJD do Futebol realiza evento especial do Outubro Rosa

09 de outubro às 09:00

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol promoveu, nesta quarta, 8 de outubro, um importante evento em alusão ao Outubro Rosa. O encontro reuniu mulheres inspiradoras que ocupam posições de destaque no cenário desportivo, para um debate fundamental sobre o câncer de mama, destacando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde da mulher.

Com um plenário cheio de homens e mulheres engajados, o evento transformou o Tribunal do Futebol em um espaço de conscientização, acolhimento e troca de experiências sobre uma das doenças que mais atinge e mata mulheres no Brasil. A iniciativa foi conduzida com sensibilidade e comprometimento pela auditora do Pleno do STJD, Mariana Barreiras.

-“É uma enorme satisfação ver o STJD sediando mais uma edição do Outubro Rosa, uma campanha que merece nosso olhar atento e cuidadoso. Organizamos tudo com muito carinho. Este é um tema que nos mobiliza e que, com certeza, torna este Tribunal ainda mais bonito, com uma forte presença feminina que nos enche de orgulho”, destacou a auditora Mariana Barreiras, anfitriã do evento.

A jornalista e apresentadora do Globo Esporte RS, Alice Bastos Neves, foi a convidada especial e palestrante da tarde. A mesa de abertura contou também com a participação da auditora Adriene Hassen, presidente da 3ª Comissão Disciplinar do STJD do Futebol; Renata Mansur, presidente da OAB Barra da Tijuca; Dione Valesca Xavier, vice-presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ; e Márcia Peixoto, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB Barra da Tijuca.

Durante sua fala, Mariana Barreiras fez um alerta sobre os números alarmantes do câncer de mama no país — mais de 20 mil mortes por ano — e reforçou a ligação entre o esporte e a promoção da saúde da mulher.

-“Agradeço ao presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo, e ao presidente da CBF, Samir Xaud, pelo apoio a este encontro. O Tribunal tem aberto cada vez mais espaço para a presença feminina. Ainda não somos tantas quanto deveríamos, mas estamos conquistando nosso lugar com legitimidade. É essencial que esses espaços sejam bem ocupados e ventilados também com pautas que fazem parte da experiência feminina — e a saúde é uma delas”, afirmou a auditora.

Mariana também destacou a relação entre o estilo de vida urbano, o sedentarismo e o aumento dos casos da doença:

-“A inatividade física é um fator de risco importante, e sabemos que, por questões culturais, as mulheres ainda são mais sedentárias do que os homens. Muitas vezes estão sobrecarregadas com tarefas domésticas e de cuidado, o que limita o tempo para atividades físicas. Por isso, é simbólico e necessário que um tribunal desportivo — ligado a um esporte ainda muito masculino — abra espaço para esse tipo de reflexão. Falar de saúde da mulher é também falar de esporte, de políticas públicas e de equidade.”

O STJD reforça seu compromisso com temas que ultrapassam as quatro linhas do campo, reconhecendo a relevância de iniciativas que unem justiça, esporte e responsabilidade social.

Confra as fotos do evento: https://www.stjd.org.br/comunicacao/galerias/outubro-rosa-stjd-2025


Filtrar Notícias



LogoBlack

Superior Tribunal de Justiça Deportiva de Futebol © Todos os direitos reservados