Logo
BgTop
16.09.2025 Entrega de protocolo de julgamento com perspectiva racial

STJD e OAB/DF firmam protocolo de julgamento com perspectiva racial

16 de setembro às 18:00

O STJD do Futebol e a OAB/DF firmaram, nesta terça, dia 16 de setembro, o protocolo de julgamento com perspectiva racial, documento histórico que estabelece diretrizes para prevenir, apurar e punir práticas racistas e discriminatórias no futebol.

O protocolo define medidas para garantir maior proteção às vítimas, transparência nos processos e padronização de procedimentos. Entre as ações previstas estão:

• Formulário oficial à CBF para registro imediato de casos de discriminação; • Preservação da imagem da vítima, com apoio psicológico e jurídico; • Acesso à Procuradoria, em até 72 horas, a áudios do VAR, imagens, redes sociais e relatórios oficiais; • Publicação trimestral de relatórios com estatísticas de casos e sanções.

O documento também contempla outras formas de preconceito no esporte, como xenofobia, homofobia, machismo e intolerâncias diversas, atuando como ferramenta preventiva e educativa.

A assinatura contou ainda com o Diretor da ENAJD (Escola Nacional de Justiça Desportiva), Luiz Felipe Bulus, a presidente da Terceira Comissão Disciplinar, auditora Adriene Hassen e da OAB/DF, representada pelo presidente Paulo Maurício e pelo diretor de Igualdade Racial e Social, Nauê Bernardo, unidos no compromisso de transformar o futebol em um espaço de igualdade, inclusão e respeito.

Confira fotos: https://www.stjd.org.br/comunicacao/galerias/stjd-e-oabd-df-firmam-protocolo-de-julgamento-com-perspectiva-racial


Filtrar Notícias



LogoBlack

Superior Tribunal de Justiça Deportiva de Futebol © Todos os direitos reservados