LEIA MAIS@ 01/02/2023 - 15h00 | Flamengo entra com notificação contra árbitros da Supercopa 2023
LEIA MAIS@ 31/01/2023 - 18h44 | Pleno do STJD absolve Ipatinga e libera jogos do Campeonato Mineiro
LEIA MAIS@ 31/01/2023 - 16h30 | Pleno autoriza início do Parazão e determina intervenção no TJD/PA
LEIA MAIS@ 31/01/2023 - 14h51 | Sport x Vasco: Pleno reforma parcialmente penas de infrações na Série B
LEIA MAIS@ 31/01/2023 - 12h54 | Náutico/MS tem pena mantida por escalação irregular

Pleno do STJD participa de qualificação na Copa do Mundo FIFA Qatar
01/12/2022 09h30 | STJD

Site STJD
a A

Os integrantes do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol participaram nesta terça, dia 29 de novembro, em Doha, no Qatar, do Seminário de Capacitação para dirigentes brasileiros. Organizado pela Confederação Brasileira de Futebol, o evento contou ainda com a participação de executivos da CBF e presidentes de federações estaduais de futebol.

O seminário foi realizado no Centro de Operações da Copa, no Doha Exhibition Center, e contou com o auxílio na organização das palestras do advogado e professor Pedro Tengrouse, coordenador acadêmico do programa FGV/FIFA/CIES em gestão de esportes.

A abertura da solenidade foi feita pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que destacou a importância da qualificação e da participação dos integrantes da Justiça Desportiva.

“Este Programa de Qualificação tem o objetivo de proporcionar conhecimentos e experiências para contribuir com o aprimoramento do futebol em cada Estado do Brasil, inserindo-os neste contexto global de cooperação da CBF com a FIFA e refletindo o compromisso da CBF com o desenvolvimento do futebol brasileiro", disse Rodrigues ao site da CBF, que ainda acrescentou.

"É importante mencionar também que a presença neste Programa de Qualificação de membros da justiça desportiva, e demais profissionais que integram a delegação da CBF, é interessante para que possam multiplicar estes conhecimentos das melhores práticas internacionais, fundamentais para a evolução do futebol brasileiro. Ainda mais neste momento em que se discute temas como investimento empresarial nos clubes, profissionalização da justiça desportiva, criação de ligas profissionais, entre outros", concluiu.

Vice-presidente do STJD do Futebol, o auditor José Perdiz de Jesus destacou a importância do seminário e da atualização na busca por um futebol brasileiro mais moderno.

“O evento FIFA/CBF realizado em Doha, no Qatar, foi muito importante para as atualizações dos métodos de trabalho e organização para a realização de jogos de futebol. O tema Operações nos Estádios na Copa do Mundo e aplicações práticas para a Federações Estaduais, demonstrou a compatibilidade para modernizar os métodos de realização das competições estaduais e nacionais de acordo com a nossa legislação desportiva”.

Exaltando a iniciativa, o vice-presidente administrativo do STJD do Futebol, auditor Maurício Neves Fonseca afirmou que tal medida auxiliará no desenvolvimento do futebol brasileiro.

“O evento patrocinado pela CBF/FIFA foi muito importante para um conhecimento mais aprofundado quanto a operação dos estádios na Copa do Mundo e as aplicações práticas para o futebol brasileiro. Tenho certeza que estamos no caminho certo para desenvolver um trabalho ainda mais profissional e evolutivo”.

Além do seminário, os participantes visitaram o centro de operações da Copa do Mundo, localizado no Doha Exhibition Center. Os participantes conheceram ainda os equipamentos utilizados pelos organizadores e interagiram com executivos da FIFA.


As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do STJD não produzem efeito legal.