LEIA MAIS@ 08/07/2020 - 20h47 | Presidente defere parcial liminar do Flu
LEIA MAIS@ 01/07/2020 - 13h21 | Comissão pune presidente do Minas Icesp
LEIA MAIS@ 30/06/2020 - 19h43 | Pleno não conhece recursos de clubes da Paraíba
LEIA MAIS@ 30/06/2020 - 17h28 | STJD mantém absolvição ao Brasil de Pelotas
LEIA MAIS@ 30/06/2020 - 17h00 | Pleno absolve Internacional

Flu e Bota ingressam no STJD
19/06/2020 15h15 | STJD

Divulgação Site STJD
a A

Fluminense e Botafogo ingressaram na tarde desta sexta, dia 19 de junho, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol com Medida Inominada com pedido de liminar urgente. Apesar de entrarem com Medidas individuais os clubes pedem a mesma coisa: adiamento das duas próximas partidas do Campeonato Carioca; que seja declarado a ambos o direito de não atuarem nos jogos dos dias 22 e 25 de junho e que seja determinada a Federação de Futebol do Rio de Janeiro que não aplique nenhuma penalidade aos clubes por não atuarem nas partidas. As Medidas foram encaminhadas ao presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho.

Os pedidos de Fluminense e Botafogo para adiamento das partidas do Campeonato Carioca chegaram ao STJD após indeferimento no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro.

Nos documentos os clubes destacam a propagação desenfreada da covid-19 no estado do Rio de Janeiro; o adiamento dos Jogos Olímpicos do Japão que passou para 2021; a paralisação no futebol em todo o mundo, além dos demais esportes. Ainda de acordo com os clubes os cuidados no retorno ao futebol são justificáveis na medida que crescem os números de contaminados pelo coronavírus no Brasil.

Fluminense e Botafogo destacam ainda que impugnaram o edital de convocação da FFERJ, realizada no dia 25 de maio e em Conselho Arbitral no dia 6 de junho aprovaram o protocolo de saúde a ser adotado no retorno do Campeonato Carioca com a ressalva que ambos os clubes somente poderiam retornar quando houvesse o achatamento da curva de contaminação.

Ainda de acordo com as Medidas, o Botafogo afirmou ter realizado a testagem de seus atletas entre os dias 9 e 11 de junho e que a totalidade dos resultados será disponibilizado hoje, dia 19 de junho. Já o Fluminense informou que a testagem de seus atletas e integrantes foi realizada no dia 16 de junho e agendou o retorno aos treinos para esta sexta, dia 19.

Sem tempo hábil de retornar os treinos e preparar seus elencos para retornarem a campo sem risco de lesões e problemas de saúde na próxima segunda, dia 22, Fluminense e Botafogo ingressaram com pedido de liminar solicitando:

Determinar o adiamento dos jogos dos dias 22 e 25 de junho para os dias 1 e 4 de julho, respectivamente;

Declarar ao Fluminense e ao Botafogo o direito de não participarem das partidas dos dias 22 e 25 de junho;

Determinar que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro não aplique nenhuma penalidade aos clubes (seja pecuniária, rebaixamento, perda de pontos, exclusão do campeonato ou qualquer outra sanção prevista) por não comparecerem as partidas dos dias 22 e 25 de junho.

As duas Medidas Inominadas foram encaminhadas para análise e despacho do presidente do STJD do Futebol, Paulo César Salomão Filho.


As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do STJD não produzem efeito legal.