LEIA MAIS@ 21/09/2020 - 11h57 | Geromel denunciado por jogada violenta
LEIA MAIS@ 21/09/2020 - 10h20 | Potker em pauta da Quinta Comissão
LEIA MAIS@ 20/09/2020 - 14h09 | STJD nega pedido de adiamento da Caldense
LEIA MAIS@ 19/09/2020 - 18h45 | Presidente indefere pedido do Palmas
LEIA MAIS@ 18/09/2020 - 14h23 | Relator concede efeito suspensivo a Jô

Auditores do STJD participam de Workshop
06/08/2020 20h14 | STJD

Daniela Lameira / Site STJD
a A

A ENAJD – Escola Nacional de Justiça Desportiva concluiu nesta quinta, dia 6 de agosto, o 1º Workshop do STJD do Futebol para os auditores. O evento, realizado em quatro tardes através de videoconferência, debateu temas importantes que auxiliarão os auditores no cumprimento de suas atividades.

O Presidente do STJD, Otávio Noronha participou da abertura e destacou a importância do evento para a atuação dos auditores da Justiça Desportiva.

Parabenizo o auditor Paulo Sérgio Feuz, Diretor da ENAJD, pela iniciativa e com sua experiência e sensibilidade entendeu a importância desse momento para nos prepararmos antes do início dos Campeonatos promovidos pela CBF. É importante estarmos sempre atentos aos códigos, regulamentos e disposições internacionais que nos auxiliam na aplicação da lei; entendermos a estrutura do STJD e seu funcionamento na montagem e todos os procedimentos do processo desportivo; nos atentarmos ao código de ética e regimento interno, principalmente no uso das redes sociais, visando o cuidado com a imagem do tribunal e nos atualizarmos com temas contemporâneos que podem impactar a nossa Justiça Desportiva. Finalizados esses debates estaremos prontos para as sessões de julgamento, sejam presenciais ou virtuais”, concluiu.

A base legal da Justiça Desportiva foi o primeiro tema debatido. A constituição, a Lei Pelé, o CBJD, além das normas internacionais da Fifa foram abordados pelo vice-presidente José Perdiz de Jesus e pelo auditor do Pleno Luiz Felipe Bulus.

No segundo encontro os auditores do Pleno Sérgio Leal Martinez e Felipe Bevilacqua abordaram a estrutura e funcionamento do STJD do Futebol, o processo desportivo e a eficácia na aplicação das penas.

Os auditores do Pleno Mauricio Neves Fonseca e Mauro Marcelo de Lima e Silva foram os expositores do terceiro dia de debates e apresentaram aos demais auditores o Código de Ética do tribunal, além de alertarem sobre o uso e cuidados que todos devem ter com a mídia e redes sociais.

Encerrando o workshop os auditores do Pleno Jorge Ivo Amaral e Paulo Sérgio Feuz trataram de temas importantes e atuais no futebol. A discriminação por raça e sexo, o árbitro de vídeo (VAR) e o protocolo médico formulado pela CBF para retorno do futebol com a pandemia da covid-19 tomaram conta do último dia de debates.

Diretor da ENAJD, o auditor Paulo Sérgio Feuz agradeceu a confiança no trabalho e avisou que novos cursos irão surgir no decorrer das atividades.

Minha primeira preocupação era realmente fazer uma integração com todos da composição para a gestão 2020/2024. Gostaria de agradecer a confiança dos colegas do Pleno que me elegeram para a Diretoria da Escola. Já estamos pensando em outros projetos para agregar. O mais importante é o diálogo democrático e digo a todos que façam sempre o melhor que puderem. Quando a gente faz o melhor os erros são minimizados. Acho importante as Comissões se organizarem e tentarem identificar os temas que seriam importantes para debatermos e trocarmos novas ideias. Desejo a todos um excelente Campeonato Brasileiro e que tenhamos pouquíssimas infrações”, encerrou.


As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do STJD não produzem efeito legal.