LEIA MAIS@ 06/08/2020 - 20h14 | Auditores do STJD participam de Workshop
LEIA MAIS@ 05/08/2020 - 18h05 | ENAJD realiza 1º Workshop da nova Procuradoria
LEIA MAIS@ 30/07/2020 - 15h46 | STJD: Conheça o novo Procurador-Geral, Ronaldo Botelho Piacente
LEIA MAIS@ 30/07/2020 - 14h30 | Corregedor Regional oficia TJD/PR e FPF
LEIA MAIS@ 29/07/2020 - 14h25 | STJD: Conheça o auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva

STJD: Conheça o novo Procurador-Geral, Ronaldo Botelho Piacente
30/07/2020 15h46 | STJD

Daniela Lameira / Site STJD
a A

O site do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol encerra nesta quinta, dia 30 de julho, a apresentação da nova composição do Pleno para a gestão 2020/2024. Após ser Presidente do Tribunal, Vice-Presidente, Corregedor e Vice-Presidente administrativo, Ronaldo Botelho Piacente foi eleito por aclamação o novo Procurador-Geral do STJD. Confira abaixo um pouco mais sobre a vida profissional e a trajetória do novo Procurador-Geral na Justiça Desportiva.

Ronaldo Botelho Piacente possui formação em direito pela FMU/SP com cursos em Direito Desportivo e em Mediação e Arbitragem. Membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP, Ronaldo Piacente ingressou na Justiça Desportiva através do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo onde atuou como auditor do Pleno em 2004. No biênio 2008/2010 foi eleito vice-presidente do TJD/SP, sendo eleito presidente para a gestão 2010/2012.

A chegada ao STJD ocorreu pela indicação dos árbitros de futebol, representados pela ANAF – Associação Nacional dos Árbitros de Futebol – através da qual passou a compor o Pleno como auditor 2012/2014, sendo eleito vice-presidente do órgão de 2014 a 2016. Reconduzido pela mesma entidade para o segundo mandato, foi eleito por unanimidade, presidente do STJD do Futebol de 2016 a 2018 e nomeado vice-presidente administrativo de 2018 a 2020.

Em julho de 2020 foi um dos nomes indicados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na lista tríplice para Procurador-Geral da Justiça Desportiva. Com a composição do Pleno formada para a gestão 2020/2024, Ronaldo Botelho Piacente foi eleito Procurador-Geral por unanimidade dos votos. Foi nomeado ainda vice-diretor da Escola Nacional de Justiça Desportiva onde comandará ao lado do auditor e diretor Paulo Sérgio Feuz as atividades e cursos da ENAJD pelo Brasil.

O novo Procurador-Geral comentou sobre sua trajetória, o desafio do novo cargo e da expectativa para a ENAJD:

“Minha trajetória na Justiça Desportiva iniciou-se em São Paulo, sendo que posteriormente fui indicado para o STJD. Nessa casa Superior da Justiça Desportiva fiz grandes amigos os quais agradeço todo o carinho e apoio, não podendo deixar de consignar o apoio dos ex-presidentes Flavio Zveiter e Caio Rocha que acreditaram no meu trabalho e me ajudaram na minha trajetória para vice-presidente e presidente do STJD. Aproveito a oportunidade para em nome do nosso presidente Otávio Noronha, cumprimentar e agradecer todos os auditores que confiaram a mim a Procuradoria-Geral.

O desafio como Procurador Geral é manter uma equipe técnica e comprometida com o futebol, que atue como fiscal da lei, com rigor e equilíbrio. A Procuradoria é um órgão independente, mas sempre estará em harmonia com o Tribunal para o bem do futebol.

A ENAJD – Escola Nacional da Justiça Desportiva na direção do Professor Paulo Feuz, auditor do STJD, já começou seus trabalhos realizando Workshop para os Auditores, Procuradores e Advogados. A minha expectativa é a continuidade desse trabalho, levando conhecimento e troca de experiências para a Justiça Desportiva de todo o País.  Como vice-diretor quero dizer que é uma honra ter o Dr. Paulo Feuz como professor e diretor da escola”.


As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do STJD não produzem efeito legal.